Por Marcos Cardial
118 Acessos
O município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) deu um passo importante para implantação de uma Escola Militar Tiradentes. Na tarde desta segunda-feira (27) ocorreu uma visita técnica na Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbeck, localizada no Bairro Aeroporto/Nossa Senhora Aparecida, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. O próximo passo será a realização de uma audiência pública, momento em que a comunidade terá a oportunidade de debater amplamente a proposta.
O modelo de Escola Militar Tiradentes tem sido adotado em diversas cidades de Mato Grosso e do Brasil, com ênfase em resultados educacionais acima da média e formação voltada para a disciplina e os valores éticos. Caso seja implantado em Alto Araguaia, o projeto promete transformar a educação local, oferecendo novas oportunidades para os estudantes e promovendo uma parceria efetiva entre família, escola e governo.
Participaram da visita técnica nesta segunda-feira representantes da Coordenadoria das Escolas Militares do Governo de Mato Grosso, o prefeito Jacson Niedermeier (União Brasil), o vice-prefeito Welton Vilela (PSB), secretários municipais, vereadores, o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Willyan Becker Demartini, e membros da Diretoria Regional de Educação (DRE).
Após a vistoria técnica na unidade escolar, uma reunião pública foi realizada na Câmara de Vereadores. Durante o encontro, as autoridades apresentaram a proposta à população, detalhando o funcionamento do modelo educacional e respondendo a dúvidas da comunidade.
Atualmente o Estado conta com 28 unidades de escolas militares, sendo 23 sob a gestão da Polícia Militar, quatro sob o comando do Corpo de Bombeiros e uma cívico-militar que foi efetivada em 2021. O foco do Governo de Mato Grosso é a implantação de mais 30 unidades até o final de 2025. Alto Araguaia foi um dos municípios da região do Vale do Araguaia indicados para receber uma dessas unidades.
A proposta de implantação da Escola Militar Tiradentes em Alto Araguaia foi inicialmente discutida em 29 de novembro em reunião realizada na Secretaria de Estado de Educação com o titular da pasta, o secretário Alan Porto. Desde então, o projeto tem mobilizado lideranças locais e o poder público para garantir sua viabilidade.
O prefeito Jacson Niedermeier destacou a importância do projeto:
“Estamos dando um grande passo para trazer à nossa cidade um modelo de educação que alia disciplina e formação cidadã. Esse é um sonho que está cada vez mais próximo de se concretizar. Quero agradecer o governador Mauro Mendes e o secretário de Educação Alan Porto. Dia 27 de janeiro de 2025 se transformou em uma data muito especial. Sou entusiasta da proposta. Particularmente sou uma das pessoas que entende a escola militar como uma oportunidade de ensino de mais qualidade, onde se cuida muito dos bons costumes, do patriotismo e em especial da disciplina”, disse o prefeito.
A secretária de Educação, Kátia Almeida, explicou que esse foi um passo importante e que mais discussões estão previstas até a implantação do projeto.
“Como educadora fico muito feliz por participar deste momento único em nossa cidade. A escola Arlinda Pessoa Morbeck possui uma estrutura única e que está em fase final de obras. Para nós é uma emoção muito grande. Esperamos que a população entenda e aceite. Faremos uma audiência pública e se for da vontade da população que se implante esta tão sonhada Escola Militar”, secretária Kátia Almeida.